mediação empresarial e as possíveis áreas de utilizaçãoo


Sobre o curso ”Mediação Empresarial e as Possíveis Áreas de Utilização”

  • Dia, Horário e Endereço

    O curso será realizado nos dias 24/02, 03/03, 10/03, 17/10 e 24/03 das 9h às 17h na Alameda dos Indígenas, 245 – Planalto Paulista em São Paulo (SP).

  • Público-Alvo

    Advogados, empresários, gestores, executivos e demais interessados no tema da mediação empresarial

  • Certificado

    O curso ”Mediação Empresarial e as Possíveis Áreas de Utilização” emite certificado de participação.

  • O que está incluído

    No valor total já está incluído o curso, Certificado de Participação e Coffee Break.

  • Formas de Pagamento

    O pagamento é realizado via Sympla, podendo o aluno optar por:

    • Cartão de Crédito (parcelado em até 10x)
    • Boleto (à vista)
    • Débito Online (à vista)
  • Informações Importantes
    1.  As vagas são limitadas. A quantidade de vagas disponíveis é controlada de acordo com o número de inscrições pagas.
    2. A inscrição só será aceita após a confirmação do pagamento antes do início do curso. Para matrículas realizadas via boleto bancário, o pagamento deverá ser efetuado em até 2 dias úteis antes do início do curso e comprovante de pagamento deverá ser encaminhado para contato@itkos.com.br.
    3. A confirmação de vaga ocorrerá via e-mail a ser enviado pela ITKOS. Caso o aluno realize o pagamento após o preenchimento das vagas, terá direito ao reembolso de 100% do valor pago.
    4.  O horário do curso deverá ser respeitado. Para receber o certificado, o aluno deverá estar presente em 75% das aulas.
    5. O curso poderá ser cancelado pela ITKOS por falta de quórum com até 48 horas de antecedência da data prevista para seu início.
    6.  A ITKOS não se responsabiliza por custos extras do aluno, como passagens, hospedagens, alimentação, estacionamento, entre outros.
    7. Os reembolsos referentes a pagamento via boleto terão o prazo de até 35 dias (crédito em conta bancária do aluno, a contar do envio dos dados bancários) para serem realizados. Os reembolsos referentes a pagamento via cartão de crédito terão o prazo de 35 dias para estorno na fatura do cliente. Em ambos os casos, devem ser solicitados pelo e-mail contato@itkos.com.br
    8. Os reembolsos seguirão os seguintes procedimentos:
    • Desistência do aluno, antes do início do curso: ressarcimento de 100% do valor pago.
    • Desistência do aluno, com até 50% de aulas transcorridas: ressarcimento de 50% do valor pago.
    • Desistência do aluno, após o início do curso e depois de transcorridos mais de 50% das aulas: não haverá ressarcimento do valor pago.
    • Desistência pela Instituição por falta de quórum na turma: ressarcimento de 100% do valor pago.

    9. Ao concluir o pagamento, o inscrito concorda com os dispostos acima.

Programa

  • 24/02 - Dra. Vera Cecília Monteiro de Barros

    Técnicas de Negociação

    Negociação baseada em princípios (modelo de Harvard)

    Análise dos 4 pontos fundamentais do modelo de Harvard (Separa as pessoas do problema / Concentre-se nos interesses e não nas posições / Invente opções de ganhos mútuos / Invista em critérios objetivos)

    Conceitos básicos (BATNA – ZOPA – Valor Alvo – Valor Limite) 

    A importância da comunicação

    Estilos Comportamentais

  • 03/03 - Dr. Adolfo Braga

    Mediação Societária
    A empresa e sua constituição
    A composição societária
    O papel dos sócios em uma empresa
    O conflito entre sócios
    Aspectos objetivos e subjetivos do conflito societário
    A mediação como instrumento gestão e resolução dos conflitos societários 
    A imprevisibilidade dos resultados de uma mediação societária.

    Mediação no Franchising
    O Franchising
    Relação Franqueado-Franqueador
    Conflitos no Franchising
    Aspectos objetivos e subjetivos do conflito no franchising
    A mediação como instrumento gestão e resolução dos conflitos no franchising 
    A imprevisibilidade dos resultados de uma mediação entre franqueado-franqueador, franqueadores e franqueados

  • 10/03 - Dra. Karin Klempp Franco

    Mediação e Propriedade Intelectual
    Propriedade Intelectual e ADRs – só há vantagens!

    Modalidades mais comuns: (i) Conflitos de Nomes de Domínio – SACI-ADM, (ii) Comitês de Solução de Disputas (Dispute Boards), (iii) Procedimento no Conar (iv) Arbitragem, (v) Conciliação e (vi) Mediação.

    Características dos Conflitos envolvendo Propriedade Intelectual: registro atributivo do direito e registro declaratório do direito. Contratos colaborativos e de longo prazo. A importância da confidencialidade (segredos de negócio e tecnologias)

    O que pode ser objeto de mediação?

    Quem deve ser o mediador? Especialização do mediador é desejável?

    Exercício prático.

  • 17/03 - Dra. Vivien Lys

    Mediação em Seguro

    O regramento contratual do contrato de seguro 

    O Princípio do mutualismo como regra de equilíbrio no contrato de seguro 

    A mensuração do risco no contrato de seguro e a sua correlação para a prevenção do conflito

    O processo de regulação de sinistro como gestão de risco

    Os caminhos adequados para a solução dos conflitos oriundos do sinistro não pago

    A correlação entre a previsão da Apólice e os interesses do segurado e da seguradora

    O desequilibrio gerando no mutualismo do seguro pela judicialização dos sinistros não pagos

  • 24/03 - Dr. Caio Aguirre

    Empresas familiares

    Características

    Conflitos

    Mediação como ferramenta de gestão de conflitos

    Política de tratamento de conflitos como indicador de boa governança 

Sobre os Professores

  • 24/02 - Dra. Vera Cecília Monteiro de Barros

    Advogada e mediadora. Sócia de Selma Lemes Advogados. Mestre e Doutora em Direito pela Universidade de São Paulo (FADUSP). Professora de Técnicas de Negociação, Mediação e Arbitragem na FAAP. Mediadora capacitada pelo Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil – IMAB. Vice-Presidente do Comitê de Coordenação da Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem da Comissão das Sociedades de Advogados. Membro do Conselho Consultivo de Mediação do CAM-CCBC. Relatora do Tribunal de Ética e Disciplina III da Ordem dos Advogados de São Paulo (TED III). Árbitra e Mediadora em instituições privadas de arbitragem e mediação. Membro do Grupo de Estudos de Mediação Empresarial Privada do Comitê Brasileiro de Arbitragem – GEMEP. Autora da obra Exceção de Ordem Pública na Homologação de Sentença Arbitral Estrangeira no Brasil e de diversos artigos jurídicos na área de arbitragem.

  • 03/03 - Dr. Adolfo Braga

    Advogado, Mediador, Presidente do Conselho de Administração do Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil – IMAB,Conselheiro do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil Canadá – CAM-CCBC e da Câmara de Mediação e Arbitragem do Instituto de Engenharia de Sâo Paulo – CMA-IE, Coach em Competições de Mediação Nacionais e Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, Membro da Comissão de Mediação da OAB Federal e da de São Paulo. Integra listas de árbitros e mediadores de Instituições de Mediação e Arbitragem brasileiras e estrangeiras, Consultor dos Ministérios da Justiça de Angola e Cabo Verde. Autor de artigos sobre negociação, mediação e arbitragem em livros, periódicos e revistas especializadas brasileiras e estrangeiras, co-autor do livro: “ O que é Mediação de Conflitos ” Coleção Primeiros Passos Editora Brasiliense São Paulo  2007 e co-organizador do livro “ Aspectos Atuais sobre Mediação e Outros Métodos Extrajudiciais de Resolução de Conflitos ”  Editora GZ Rio de Janeiro  2012 e autor do livro “ Mediação – uma experiência brasileira” Editora CLA São Paulo 2017.

  • 10/03 - Dra. Karin Klempp Franco

    Mediadora, Especialista para nomes de domínio, Advogada e Professora. Mestre em direito econômico internacional pela Universidade de Colônia, Alemanha.  Doutora em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo (FADUSP). Mediadora capacitada pelo Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil – IMAB. Co-Coordenadora do Grupo de Estudos Propriedade Intelectual, Arbitragem e Mediação do CBAr e membro do Grupo de Estudos de Mediação Empresarial Privada do CBAr. Árbitra e Mediadora em instituições privadas de arbitragem e mediação. Sócia de Rothmann Advogados. Professora do curso de Graduação e Pós Graduação da Facamp, para as áreas de propriedade intelectual, negociação e ADRs.

  • 17/03 - Dra. Vivien Lys

    Graduada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC – SP (2001); Pós-Graduada (Direito Contratual) pela PUC-SP (2005); Mestre em Direito Civil pela PUC-SP (2006). Professora do Curso de Especialização “lato sensu” em Contratos pela PUC-SP. Professora do Curso de extensão em Mediação Empresarial da Escola de Direito do Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS). Professora do Curso de Especialização “lato sensu” da matéria Gestão de Contratos de Seguro Saúde no Centro Universitário São Camilo. Experiência profissional em direito securitário, cível, societário, contratos (negociação), seguros, direito do consumidor, “compliance” em mercados regulados, contencioso cível estratégico. Mediadora cadastrada no Cadastro Nacional de Mediadores Judiciais do CNJ – Conselho Nacional de Justiça (2016). Mediadora pela Escola Paulista da Magistratura (2015); Mediadora e Árbitra da Câmara técnica de Mediação e Arbitragem Empresarial do Rio de Janeiro – CATERJ. Mediadora na Câmara de Mediação das Euro câmaras (CAE). Mediadora na Camara de Mediacao no Instituto de Engenharia. Árbitra em Seguros na ARBITRANET. Árbitra e Mediadora da Câmara Brasileira de Mediação Empresarial e Arbitragem Empresarial – CBMAE. Mediadora da Câmara do SIDUSCON – SP. Mediadora certificada pelo Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos (ICFML). Palestrante do III Annual Brazil Mediation Congress – CPR/CAMARB (2015) com o tema “Mediação em Seguros”. Participou do 1º Seminário Internacional de Dispute Boards no Brasil. Certificada pela The Dispute Resolution Board Foundation para atuar em Dispute Boards nos Contratos de Prestação de Serviços para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. Presidente do Grupo Nacional de Trabalho de Arbitragem e Mediação da AIDA (Associação de Direito Internacional de Seguro). Membro atuante do grupo de Mediação Empresarial do CBAr – Comitê Brasileiro de Arbitragem. Membro atuante da Comissão de Direito Securitário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da Secção Central de São Paulo. Autora do livro “Extinção dos Contratos – limites e aplicabilidade” – Editora Saraiva. Autora do artigo “A aderência da cláusula de mediação nos contratos sob a ótica dos princípios contratuais – Efetividade privada versus judicialização” publicado na Revista de Arbitragem e Mediação (RArb) nº 46/2015.

    Técnica do time da PUC/SP que conquistou o 4º lugar na Competição mundial de Negociação organizada pelo Centro Arbitral Internacional de Viena (VIAC) – junho/2016.

  • 24/03 - Dr. Caio Aguirre

    Advogado e mediador. Sócio de Paula Chisté Advogados. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidades Católica de SP (PUC/SP) desenvolvendo tema de “Mediação em empresas familiares”. Especialista em Direito das Relações de Consumo pela PUC/SP. Pós-graduado em Direito Processual Civil pela PUC/SP. Árbitro e Mediador em instituições privadas de arbitragem e mediação. Membro do Grupo de Estudos de Mediação Empresarial Privada do Comitê Brasileiro de Arbitragem – GEMEP. Membro do Grupo de Estudos de Empresas Familiares (GEEF) da FGV Direito – SP